Uma moeda no congelador basta para te livrar de algo terrível

Você volta para casa depois de uma longa viagem de férias. Abre o congelador e tudo parece normal: a carne está dura como pedra, o gelo está no lugar. Você respira aliviado. Contudo, o que você não sabe é que, enquanto você estava fora, pode ter acontecido um crime silencioso na sua cozinha. Uma queda de energia, mesmo que por algumas horas, pode ter descongelado todos os seus alimentos, transformando-os em uma bomba-relógio de bactérias, e depois congelado tudo de novo, sem deixar vestígios.

A verdade chocante é que consumir um alimento que foi descongelado e recongelado sem o devido cuidado é um convite para uma intoxicação alimentar severa.

E o pior: é quase impossível saber se isso aconteceu apenas olhando para a comida. Mas existe um truque, uma “gambiarra” genial, que custa R$ 0,01 e que funciona como uma testemunha silenciosa, capaz de te contar toda a verdade sobre o que aconteceu no seu freezer enquanto você não estava.

Prepare-se para conhecer o truque da moeda no congelador, uma técnica tão simples quanto revolucionária, que pode, literalmente, salvar sua vida e a da sua família.

O crime silencioso: o perigo do recongelamento

Quando a energia acaba, a temperatura dentro do seu congelador começa a subir. Alimentos como carnes, frangos e laticínios começam a descongelar, entrando na chamada “zona de perigo” (entre 5°C e 60°C), a temperatura ideal para a proliferação de bactérias perigosas como a Salmonella e a E. coli.

O problema é que, quando a energia volta, o freezer religa e congela tudo novamente. A carne volta a ficar dura, o sorvete volta a ficar cremoso. A aparência volta ao normal, mas as bactérias que se multiplicaram durante o descongelamento continuam lá, vivas e prontas para atacar seu organismo assim que você consumir o alimento.

Veja mais: Mais uma fase de frio deve começar no Brasil; veja onde

O truque da moeda: sua testemunha ocular no freezer

A solução para desvendar esse mistério é incrivelmente simples e usa apenas três itens que você tem em casa.

  1. Encha um copo ou uma xícara com água.
  2. Coloque o copo no congelador e espere a água virar um bloco de gelo sólido.
  3. Coloque uma moeda sobre a superfície do gelo.

Pronto. O seu “sistema de vigilância” está ativado. Agora, você pode viajar tranquilo.

Veja mais: 11 atos perigosos para não cometer em sua geladeira

A leitura da sentença: como interpretar a posição da moeda

Ao voltar de viagem, a posição da moeda vai te contar toda a história do que aconteceu no seu congelador.

  • Moeda no topo: Se a moeda continua exatamente onde você a deixou, no topo do gelo, pode comemorar. Isso significa que não houve queda de energia, ou que ela foi tão rápida que não chegou a derreter o gelo. Seus alimentos estão seguros.
  • Moeda no meio do gelo: Se a moeda afundou um pouco, mas está congelada no meio do bloco de gelo, significa que houve uma queda de energia parcial. Os alimentos descongelaram um pouco, mas provavelmente não o suficiente para estragar. Consuma-os o mais rápido possível e com atenção.
  • Moeda no fundo do copo: Alerta vermelho! Se a moeda está no fundo do copo, coberta por gelo, significa que a energia acabou por tempo suficiente para que todo o gelo derretesse. Consequentemente, todos os seus alimentos descongelaram completamente, ficaram horas na “zona de perigo” bacteriana e foram congelados de novo. Neste caso, a recomendação de segurança alimentar é clara: jogue tudo no lixo. Não arrisque. Sua saúde vale muito mais do que o conteúdo do seu freezer.
você pode gostar também