Como salvar suas roupas das temidas manchas da Páscoa

Sabe aqueles momentos em que a gente está toda animada curtindo a Páscoa, ou mesmo só aproveitando para comer aquelas delícias típicas? Não tem jeito: chocolate, azeite, um vinhozinho… Tudo isso rende memórias gostosas, mas também pode render umas manchas meio indesejadas na roupa. E, olha, eu já perdi as contas de quantas vezes tive que sair correndo pra tentar salvar uma camiseta preferida depois de um acidente desses. Acho que toda mulher já passou por isso, né?

O lado bom é que não precisa entrar em pânico se alguma peça sair manchada do feriado. Nada de ficar se lamentando ou deixar aquela roupa queridinha encostada porque você acha que não tem mais jeito. Se tem uma coisa que aprendi nesses anos cuidando da casa (e de mim!) é que dá, sim, pra remover boa parte das manchas com alguns truques e um pouco de paciência. Confesso: aqui em casa, já testei de tudo um pouco, então separei umas dicas que me salvam sempre!

Primeiros cuidados: o que fazer logo que a mancha aparece

Vamos combinar que, na hora da empolgação, nem sempre a gente percebe a manchinha na mesma hora. Depois, quando dá aquela olhada geral, já tem chocolate ou vinho onde não devia… Mas, assim que bater o olho, tenta tirar o excesso do que caiu, sabe? Um paninho limpo ou até mesmo um pedacinho de papel já ajudam.

Se for uma mancha que parece mais teimosa, mistura uma colher de sopa de tira manchas em pó com um pouquinho de água morna e faz uma pastinha. Aplica bem em cima da mancha, deixa ali até dez minutos e depois enxágua direitinho. Não precisa exagerar no tempo nem deixar secar, porque aí pode não dar certo.

De molho, mas com cuidado

Quando o estrago é um pouco maior ou a mancha tá ali insistindo, deixo a peça de molho um tempo. Se a peça for de algodão, por exemplo, é só dissolver algumas colheres de tira manchas em água morna e deixar a roupa mergulhada — mas, ó, no máximo por uma hora. Sabe aquele medo de perder a cor da roupa? Deixar de molho por tempo demais pode mesmo fazer a peça desbotar ou até deixar o tecido meio fraquinho com o tempo.

E não esquece: sempre dá uma conferida naquela etiqueta da roupa antes de fazer qualquer coisa muito radical. Tem roupa que é mais sensível, aí, melhor não arriscar.

Roupas delicadas pedem carinho redobrado

Vestido de tecido fino, blusa colorida, lingeries… essas são as que mais dão trabalho quando mancham, né? Já perdi meia hora só tentando entender como lavar sem estragar. Nesses casos, quanto menos força você fizer, melhor. Vai devagar, passa o produto indicado só em cima da mancha (com a peça levemente umedecida mesmo) e esfrega com jeitinho. Depois tira todo o produto, enxaguando bem.

Aqui em casa, uso sabão líquido próprio pra peças delicadas, daqueles que saem fácil no enxágue. Acho que funciona melhor e deixa a roupa mais cheirosa. Se a mancha resistir, repete o processo, mas sempre mantendo o jeitinho leve — quase um carinho.

Se a mancha não sair de primeira… segura a ansiedade!

Já aconteceu de lavar, enxaguar, dar aquela olhada e… a mancha tá lá. Dá vontade de passar o ferro, fingir que não viu, mas ó: não faça isso. O calor pode fixar a mancha de vez, aí sim complica. O jeito é repetir o passo da lavagem e só partir pra secar quando estiver limpo mesmo.

Um truque que faz diferença: antes de usar qualquer produto novo ou diferente, testa numa parte escondida da roupa. Assim, se der alguma reação, pelo menos não estraga o que aparece, né?

Esses cuidados são daqueles que a gente aprende na prática, errando e acertando. Se bater a dúvida, é só pensar: carinho e paciência resolvem quase tudo, até quando se trata de manchas inesperadas em dias gostosos!

você pode gostar também