A fórmula definitiva para se livrar das traças que devoram suas roupas

Você acende a luz do banheiro no meio da noite e vê algo se mexendo rapidamente no chão. Um pequeno bicho prateado, com um corpo alongado e antenas longas, que corre desesperadamente para se esconder na escuridão.
Ou, então, você abre uma gaveta que não mexe há muito tempo e encontra sua blusa de lã favorita com pequenos e misteriosos furos.
A cena é familiar para milhões de brasileiros. O nome desse pequeno “monstro” é traça, ou, como também é conhecido, peixinho-prateado.
Apesar de parecerem inofensivos, eles são devoradores silenciosos, se alimentando de tecidos, papel de parede, cola de livros e restos de comida. E a presença deles é um sinal de alerta de que algo não vai bem na sua casa.
Mas, antes que você corra para o supermercado para comprar um veneno químico, caro e que pode ser tóxico para sua família e seus pets, saiba que as armas mais poderosas para aniquilar essa praga já estão na sua cozinha, e custam centavos.
A ‘armadilha’ fatal: a mistura de açúcar e bicarbonato que é veneno para elas
A forma mais eficaz de eliminar as traças que já estão na sua casa é criando uma armadilha caseira, que funciona como um banquete fatal para elas. A receita é ridiculamente simples:
- Os Ingredientes: Misture partes iguais de açúcar e bicarbonato de sódio.
- A Lógica: O açúcar funciona como a isca perfeita, atraindo as traças, que são loucas por carboidratos. O bicarbonato, por sua vez, é letal para o sistema digestivo delas.
- Como Montar: Coloque pequenas porções dessa mistura em tampinhas de garrafa ou em pedacinhos de papel e espalhe em locais estratégicos: no fundo de armários e gavetas, nos cantos úmidos do banheiro, na despensa e atrás dos móveis. Troque a isca uma vez por semana.
Veja mais: Ah, para! Bolinhas nas roupas? Dá para resolver FÁCIL na máquina; aprenda
O ‘escudo’ de cheiro: os aromas que as traças odeiam
Além de matá-las, você pode expulsá-las da sua casa usando cheiros que, para nós, são agradáveis, mas que para as traças, são um verdadeiro terror.
- O ‘Pacotinho’ de Especiarias: Pegue um pedaço de papel-alumínio e coloque dentro alguns paus de canela e um punhado de cravos-da-índia. Feche como uma pequena trouxinha e faça alguns furos com um garfo. Espalhe esses sachês aromáticos dentro de gavetas e armários. O cheiro forte das especiarias vai manter as traças bem longe.
- O ‘Repelente’ Cítrico: As traças também odeiam o cheiro de limão. Uma dica simples é colocar as cascas de um limão em um copo com água e deixar nos cantos dos armários e do banheiro.
Veja mais: Unhas sempre lindas, mesmo lavando roupa todo dia
A ‘arma’ definitiva: como matar o monstro acabando com a umidade
Todos esses truques funcionam, mas a única forma de garantir que as traças nunca mais voltem é acabar com o ambiente que elas amam. A “arma” definitiva contra as traças é atacar a sua maior paixão: a umidade.
- Acabe com a umidade: Use desumidificadores ou coloque saquinhos de sílica gel dentro dos armários. Conserte qualquer vazamento em pias e encanamentos.
- Ventile tudo: Pelo menos uma vez por semana, abra todas as portas de armários e gavetas e deixe o ar circular.
- Organize a bagunça: Não acumule pilhas de jornais, revistas ou caixas de papelão velhas. São o esconderijo perfeito para elas.
Ao tornar sua casa um “deserto” para as traças, você garante que esses monstros prateados nunca mais encontrem um lar para se proliferar.