5 cidades clones de Gramado que custam muito menos

Chega o inverno, e o feed do nosso Instagram é invadido pela mesma paisagem: as ruas floridas de Gramado, a arquitetura suíça de Campos do Jordão. O fondue, o chocolate quente, as roupas de frio elegantes. É o cenário perfeito, o destino dos sonhos para uma viagem romântica na estação mais charmosa do ano.
Empolgado, você decide transformar o sonho em realidade. Abre um site de viagens para pesquisar os preços de passagens e hotéis e… o susto. O choque de realidade.
Os valores são tão absurdamente altos que parecem um “estelionato”, um preço de uma viagem para a Europa para passar um fim de semana na serra. O sonho, para a maioria de nós, morre ali, assassinado pelos preços inflacionados.
Mas, e se eu te dissesse que é possível ter exatamente a mesma experiência — o frio gostoso, o charme da montanha, a gastronomia que abraça a alma, a arquitetura europeia — mas pagando uma fração do preço?
E se o Brasil estivesse cheio de “clones” secretos de Gramado, cidades tão ou mais charmosas, mas sem a multidão e, principalmente, sem os preços abusivos?
Monte Verde (MG): a ‘Suíça mineira’, irmã barata de Campos do Jordão
Se você ama o estilo alpino de Campos do Jordão, mas não o seu preço, seu destino é Monte Verde, no sul de Minas.
Com sua avenida principal cheia de lojinhas de chocolate, restaurantes com lareira e uma arquitetura que remete a uma vila na Suíça, a cidade entrega a mesma experiência, mas de uma forma mais aconchegante, charmosa e, o mais importante, infinitamente mais barata.
Veja mais: Como acertar no vestido para casamento fora da cidade
Visconde de Mauá (RJ): o refúgio dos casais e das cachoeiras
Para quem busca romance e um contato mais intenso com a natureza, Visconde de Mauá, na serra entre o Rio e Minas, é o paraíso.
O forte aqui não é um centrinho badalado, mas sim as dezenas de pousadas charmosas e isoladas, com ofurôs, lareiras e vistas espetaculares para as montanhas. Durante o dia, o programa é visitar as cachoeiras de águas cristalinas; à noite, um bom vinho em frente ao fogo.
Veja mais: Como acertar no vestido para casamento fora da cidade
Gonçalves (MG): a capital da gastronomia de montanha, parcida com Gramado
Ainda na Serra da Mantiqueira, em Minas, Gonçalves é o segredo mais bem guardado para os amantes da boa comida. A cidade é minúscula, rústica e cheia de charme, mas sua cena gastronômica é gigante.
É o destino perfeito para quem quer fugir do mundo, se hospedar em um chalé no meio do mato e passar o dia provando os sabores da culinária mineira em restaurantes premiados, mas com preços justos.
Domingos Martins (ES): um pedaço da Alemanha no Espírito Santo
Quer uma experiência europeia, mas com uma cultura diferente? Suba a serra capixaba até Domingos Martins. Colonizada por imigrantes alemães e pomeranos, a cidade, conhecida como “Campinho”, tem uma arquitetura, uma culinária e tradições que te transportam diretamente para uma pequena cidade na Alemanha.
A vista da imponente Pedra Azul completa o cenário, que é completamente diferente de tudo no Brasil.
Urubici (SC): o frio de verdade, sem o ‘parque de diversões’
Se a sua busca é pelo frio de verdade, com chance de temperaturas negativas e geada, mas você quer fugir do clima de “parque de diversões” de Gramado, seu lugar é Urubici, no coração da serra catarinense.
A cidade é o paraíso do ecoturismo, cercada por cânions, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego, como a da Serra do Rio do Rastro. É o destino para quem busca a experiência autêntica da serra, com natureza bruta e um frio que exige lareira e pinhão na chapa.