Por que você deveria colocar gelo na sua privada?

Uma nova “dica de ouro” da limpeza viralizou no TikTok e está fazendo milhões de brasileiros jogarem comida fora, literalmente. O truque é bizarro, mas a promessa é tentadora: jogue um punhado de cubos de gelo no seu vaso sanitário e veja a mágica acontecer.

Odores desapareceriam, o encanamento ficaria mais limpo e o banheiro, mais fresco. Contudo, por trás dessa aparente genialidade, se esconde uma das maiores farsas da internet.

A verdade chocante, que especialistas em saneamento e química estão tentando alertar, é que o truque do gelo no vaso é uma completa e total inutilidade.

Ele não limpa, não desodoriza de forma eficaz e, definitivamente, não tem o poder de “desprender resíduos” do seu encanamento. Você está, na melhor das hipóteses, apenas gastando gelo e, na pior, sendo enganado.

Mas se essa “dica” é uma farsa, por que ela viralizou tanto? E qual é o verdadeiro segredo, o truque caseiro que realmente funciona para deixar seu vaso sanitário impecável e livre de odores?

Preparamos um dossiê para desmascarar essa mentira e te ensinar o método que vai salvar seu banheiro de verdade.

A mentira desmascarada: por que jogar gelo no vaso não serve para nada?

A popularidade do truque se baseia em supostas explicações que não resistem a um pingo de ciência. Vamos desbancar os mitos um por um.

  • “O gelo neutraliza odores”: Falso. O cheiro ruim do vaso geralmente vem de gases do esgoto ou de bactérias na água. O gelo apenas resfria a água temporariamente. A leve sensação de “frescor” que algumas pessoas sentem é puramente psicológica ou pelo leve cheiro de “geladeira” que o gelo exala. Ele não tem nenhuma propriedade química para neutralizar os gases.
  • “O atrito do gelo limpa o vaso”: Absurdamente falso. A força de um punhado de cubos de gelo derretendo e descendo pelo ralo é ínfima. Ela não tem a capacidade mecânica de desgrudar absolutamente nada que esteja preso na porcelana ou nos canos. Uma escova sanitária tem milhões de vezes mais poder de atrito.
  • “Combinado com vinagre, fica mais potente”: O vinagre é um bom limpador, mas o gelo não potencializa em nada sua ação. Na verdade, ele atrapalha. O vinagre (um ácido) precisa de tempo de contato com as manchas (geralmente de calcário, que são alcalinas) para agir. Jogar gelo junto apenas dilui o vinagre e diminui o tempo de contato, tornando-o menos eficaz.

Veja mais: Misturinha caseira de 2 itens para limpar blindex do box do banheiro

O truque que realmente funciona (e que é barato igual)

Se você quer uma solução caseira, barata e que realmente limpa e desodoriza o seu vaso, o segredo é uma reação química simples e poderosa.

  1. Jogue uma xícara de bicarbonato de sódio dentro do vaso, espalhando bem pelas paredes internas.
  2. Em seguida, despeje uma xícara de vinagre de álcool branco por cima do bicarbonato.
  3. A mágica vai acontecer: A mistura vai borbulhar e efervescer intensamente. Essa ação efervescente ajuda a desgrudar a sujeira e a neutralizar os odores de forma muito mais eficaz que o gelo.
  4. Deixe agir por 15 minutos e, depois, esfregue com a escova sanitária e dê a descarga.

Veja mais: A Planta Que Todo Mundo Deveria Ter Dentro do Banheiro – Descubra o Porquê

Por que caímos nessas farsas?

A psicologia explica o sucesso de truques como o do gelo. Nós somos atraídos por soluções que parecem “mágicas”, simples e que usam itens do cotidiano de forma inesperada. O vídeo é visualmente satisfatório e a promessa é grande.

No entanto, na hora da limpeza, a química e a física são muito mais confiáveis que um vídeo viral. Da próxima vez que vir uma dica “milagrosa”, desconfie. A solução real, muitas vezes, é menos glamourosa, mas infinitamente mais eficaz.

você pode gostar também