Mais uma fase de frio deve começar no Brasil; veja onde

O inverno de 2025 mal começou e já está mostrando a que veio. Depois de uma semana de temperaturas baixas, quando muitos já esperavam por uma trégua e por dias mais amenos, os meteorologistas soam um novo alarme. Uma nova e poderosa massa de ar polar, vinda diretamente da Antártida, está avançando sobre o Brasil.

Pense nela como um “congelador” gigantesco sendo empurrado sobre o continente. E, a partir desta segunda-feira (30), a porta desse congelador vai se abrir sobre o nosso país.

Mas o mais curioso é que o frio não será democrático. Essa nova onda de ar polar será seletiva, criando um mapa bizarro de temperaturas.

Enquanto uma parte do Brasil vai literalmente “trincar de frio”, com temperaturas abaixo de zero e geada, outra parte, incluindo alguns dos estados mais populosos, será “esquecida” e terá uma semana de temperaturas em elevação.

A ‘gaveta do gelo’: os estados que vão enfrentar temperaturas negativas

A parte mais intensa do “congelador”, a “gaveta do gelo”, ficará posicionada sobre as regiões Sul e Centro-Oeste do país. É aqui que o frio será mais rigoroso e persistente, com temperaturas que podem ficar até 5°C abaixo da média para esta época do ano.

  • O Coração do Congelador (o Sul): Os três estados do Sul — Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — serão os mais afetados. Há um alerta para a ocorrência de geada em várias cidades, especialmente nas áreas de serra e planalto, onde os termômetros podem registrar temperaturas próximas ou abaixo de 0°C.
  • O Resfriador (o Centro-Oeste): A onda de frio também atingirá em cheio o Mato Grosso do Sul e as porções oeste e sul do Mato Grosso, derrubando as temperaturas em cidades como Campo Grande e na região do Pantanal.

Veja mais: Como Cuidar das Suas Flores no Frio: 4 Dicas Imperdíveis

A ‘porta’ da geladeira: quem escapa do congelamento (e o susto na Amazônia)

Se o Sul e o Centro-Oeste estarão dentro do “congelador”, a maior parte do Sudeste ficará do lado de fora, apenas sentindo o ar gelado que escapa pela “porta”.

  • Os ‘Esquecidos’ pelo Frio (o Sudeste): Desta vez, o avanço do ar polar se dará mais pelo interior do continente. Isso significa que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais escaparão do frio mais intenso. As noites continuarão frescas, mas as tardes serão de aquecimento gradual.
  • O ‘Susto’ na Amazônia: A prova da força desta massa de ar é que ela conseguirá chegar até a Região Norte, causando o fenômeno da friagem nos estados de Rondônia, Acre e no extremo sul do Amazonas.

Veja mais: Cores escuras nas unhas: truques para ficar chique no frio

O ‘timer’ do congelador: até quando vai o frio (e teremos neve?)

Este período de frio intenso tem data para começar e para acabar. A quarta onda de frio do ano atuará com força entre hoje, segunda-feira (30), e a próxima sexta-feira (4 de julho).

Mas, e a neve? Para a tristeza de muitos, a resposta é não. Segundo a Climatempo, embora as temperaturas sejam baixas o suficiente, a massa de ar polar é muito seca, e sem umidade no ar, não há como os flocos de neve se formarem.

O que teremos, sim, é a geada, pintando de branco as paisagens do Sul do Brasil.

você pode gostar também